sábado, 8 de junho de 2024

Pequeno guia de eventos

 Recentemente eu participei de um evento gastronômico, eu sempre frequento esses tipos de evento, como era a primeira vez q eu trabalhei num evento desse tipo, eu percebi várias diferenças entre a barraca q eu fiquei e barracas de restaurantes mais experientes, por isso separei um pequeno guia com dicas para quem pretende participar desse tipo de evento.

A primeira coisa a verificar é o tipo de produto que você vai vender, eu separo barracas que vendem comida em duas categorias: retirada e consumo imediato.

Retirada

Barracas de retirada são as que vendem produtos prontos e de venda rápida, onde o cliente vai olhar escolher alguma coisa e pagar. Queijos, biscoitos, pães e doces já embalados, patês, geleias, essa categoria é mais tranquila de se vender se for o seu primeiro evento.

Esse tipo de barraca também é mais recomendada caso você trabalhe sozinho no evento e não tenha ninguém para te auxiliar

Tenha uma mesa grande e organizada, cada produto em seu devido lugar, assim você consegue explicar as diferenças entre seus produtos

Mantenha um espaço degustação, em um evento grande, as pessoas podem ficar inseguras sobre onde gastar seu dinheiro, uma tabua de queijos, biscoitinhos com degustação de geleias podem fazer os clientes decidirem se vão levar o seu produto ou se vão continuar olhando outras barracas, oferecer degustações de produtos novos para clientes frequentes também pode incentiva-los a levar mais coisas.

Consumo imediato 

Esses são produtos que serão servidos quentes ou precisam de algum preparo, bebidas, lanches, massas, etc, é um pouco mais complexo e precisa de muito mais organização.

Você precisa de pelo menos duas pessoas trabalhando na barraca, uma para cobrar e outra para preparar os alimentos, 3 pessoas caso você sirva bebidas e drinks complexos.

  • Elaboração do cardápio 

É  muito comum que nesses tipos de eventos os restaurantes criem um cardápio com apenas duas opções, geralmente seus 2 produtos mais vendidos, ou o produto mais vendido e uma alternativa vegana.

Isso facilita o seu controle de estoque, seu caixa consegue ver quais as opções disponíveis e informar os clientes, você também consegue agilizar o preparo. 

Exemplo de preparo:

Vamos supor que você venda tortas, as tortas doces são abertas com o recheio aparecendo, e as salgadas fechadas, com apenas uma bolinha de massa no topo para indicar o sabor, mas ambas precisam ir para o forno por 10 minutos, um tempo um pouco longo para eventos, ao invés de vender vários sabores, venda as duas opções mais populares, chocolate e frango por exemplo. 

Se o seu forno possuir espaço para mais de uma assadeira, prepare 4 assadeiras, 2 de frango e 2 e chocolate, enquanto uma fornada assa, a outra é servida para os clientes, caso um dos sabores esteja acabando qualquer funcionário que olhar para o forno, verá quantas tortas de cada sabor estão disponíveis.

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Caso você opte por um cardápio maior, planeje com antecedência, verifique o espaço disponível pois você irá precisar de um espaço para cada tipo de preparação, você não terá tempo de ficar limpando o local de trabalho então um ambiente organizado é  essencial

Se utilizar panelas para vários pratos diferentes, lembre-se de planejar como será feita a limpeza, em eventos, alguns restaurantes levam galões de água para limpar as panelas, mas mesmo assim isso deve ser feito de forma rápida gastando a menor quantidade de água possível.

Mesmo cardápios grandes costumam focar em um tipo de comida especifico, massas, risotos, crepes,  etc.

  • Cardápio em varal

É comum que nesses eventos, se formem filas grandes, faça cartões com as opções do seu cardápio, o ideal é que o cliente consiga ler as opções mesmo distante no meio da multidão, ele não vai entrar em uma fila apenas para decidir no caixa o que ele vai pedir.

O varal também facilita na hora de informar os clientes da fila quando algum produto acabou, pois você pode retirar o cartão do varal e os clientes vão ver que essa opção não está mais disponível e podem escolher outra opção, é extremamente frustrante entrar na fila e só descobrir no caixa que o produto que você queria acabou.

  • Caixa e retirada

Organize uma única fila onde o cliente irá pedir, pagar e esperar ao lado, a comanda com o pedido deve ficar organizada por ordem de chegada onde o cozinheiro enxergue, um varal de pedidos pode ajudar na organização, mas não é obrigatório, você pode apenas enfileirar as comandas.

Restaurantes que já estão acostumados com esse tipo de evento, podem possuir um painel de senhas para chamar quando os pedidos ficarem prontos.

Já os restaurantes que não possuem painel de senha e nem comandas numeradas, podem anotar o nome dos clientes e chamá-los pelo nome.

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Basicamente é isso, talvez tenha mais coisas, mas por enquanto é isso que eu consegui lembrar, comente caso você tenha mais alguma dica.

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